quarta-feira, 3 de março de 2010

Fórum Microrregional terá encontros descentralizados

Reunido hoje, 2, na Capital, o Fórum de Turismo Microrregional Porto Alegre-Delta do Jacuí aprovou a realização, até o final de abril, de encontros em cada uma das oito cidades que compõem a região, como forma de buscar seu fortalecimento e das instâncias locais de governança do turismo de cada município. Participaram do encontro os secretários e dirigentes de Turismo de Gravataí, Triunfo, Glorinha, Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Viamão e Porto Alegre. Também integra a microrregião o município de Alvorada.
Foi consenso no colegiado que a construção de uma visão regional do turismo passa pela organização e fortalecimento de instâncias locais, como os Conselhos Municipais de Turismo, a partir da representatividade efetiva nos colegiados das organizações sociais, das entidades e empresas do trade turístico ao lado dos órgãos oficiais. Para maio está previsto um novo encontro do Fórum Microrregional em Porto Alegre, cidade que coordena a instância de governança desde o ano passado.
Espaço democrático - O encontro também validou as decisões do seminário ocorrido no início de fevereiro, com a participação das equipes técnicas das secretarias municipais e de consultor do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), organização contratada pelo Ministério do Turismo para dar apoio ao processo de gestão do turismo regional. Entre elas, a de que o fórum se caracterize como um espaço democrático com a função, entre outras, de pensar estrategicamente o turismo regional, facilitar intercâmbios, fortalecer a percepção do setor como uma atividade econômica de relevância na geração de emprego, renda e novos negócios e construir projetos articulados com as cidades envolvidas. Na reunião, foi aprovada a logomarca do Fórum Microrregional, inspirado no desenho formado pelas ilhas e rios do Delta do Jacuí.
Nova fase - O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Gravataí, Sergio Cardoso, avaliou positivamente o encontro. “Saímos com uma pauta comum, e é só com articulação que iremos integrar as políticas públicas das cidades voltadas para o turismo”, afirmou. “Este colegiado é um espaço agregador e importante fonte de idéias e de troca de experiências”, considerou a secretária de Administração e Planejamento de Glorinha, Luciana Soares Raupp. Para o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o Fórum Microrregional entra em uma nova fase com a efetiva integração dos municípios. “Porto Alegre está cumprindo seu papel como Capital e como destino indutor, estimulando o desenvolvimento do turismo nessas cidades que representam grande parte da Região Metropolitana”, afirmou. De 18 a 20 deste mês, as cidades da Microrregião Turística Porto Alegre-Delta do Jacuí estarão com um estande conjunto de 40 metros quadrados no 5º Salão Gaúcho do Turismo, que ocorrerá em Caxias do Sul.

Fonte: Comunicação Social PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário