segunda-feira, 22 de março de 2010

Despesca do Projeto de Piscicultura será quinta-feira

A retirada dos peixes do Projeto de Piscicultura da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) ocorrerá na próxima quinta-feira, 25, às 10h. A chamada despesca será realizada no tanque da propriedade dos irmãos Roberto e Clebio Luiz Bertaco, na Estrada Jorge Pereira Nunes, 2910, bairro Campo Novo. A propriedade possui tanques adequados, onde é feito o manejo dos alevinos até a fase adulta dos pescados.
A estimativa da diretoria de fomento agrícola da Smic é despescar 3,2 toneladas de peixes vivos da espécie Carpa, que serão comercializados durante a Feira do Peixe no Largo Glênio Peres, entre os dias 30 de março e 2 de abril, e na Feira do Peixe da Restinga, de 31 de março a 2 de abril, na Praça Esplanada. "Uma pequena propriedade rural pode promover um ótimo impacto econômico para a comunidade local. O projeto de piscicultura é mais uma iniciativa dos Arranjos Produtivos Locais, com base nas diretrizes de fomento da prefeitura", afirmou o titular da Smic, Idenir Cecchim. Já o diretor de fomento da Smic, Antônio Bertaco, salienta que o consumo do peixe vivo é garantia da aquisição do pescado de alta qualidade, criados na Zona Sul.
Despesca - Uma rede será colocada na extensão do tanque e será puxada pelos piscicultores. Os peixes serão levados aos pontos de venda da tradicional Feira do Peixe. Os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS, que acompanharam a implantação do projeto em todas as fases, também estarão presentes no primeiro ato público de despesca.
Fomento - Em fevereiro de 2008, os produtores da zona rural da cidade receberam cerca de 45 mil alevinos da prefeitura, através da Divisão de Fomento Agrícola da Smic. O ato foi um incentivo ao Projeto de Piscicultura desenvolvido no Extremo-sul. Foram distribuídas quatro espécies de peixes: Carpa Capim, Carpa Húngara, Carpa Cabeça Grande e Carpa Prateada. Os produtores beneficiados terão como contrapartida a entrega de 2% da produção para as escolas municipais, no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional na Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
PisciculturaO Projeto da Divisão de Fomento Agropecuário da Smic pretende incentivar os produtores rurais a diversificar a produção, assim como aumentar a rentabilidade das propriedades, fixando a sua família na atividade primária. A prefeitura, por meio da Smic, já investiu mais de R$ 150 mil em limpeza e abertura de tanques e aquisição dos alevinos. O projeto já ampliou os tanques para criação de peixes na tribo Guarani, na Lomba do Pinheiro. A iniciativa foi criada em 2005 e desenvolvida em 2006, já beneficiando 49 propriedades.
O Centro Agrícola Demonstrativo da Smic mapeou os piscicultores beneficiados e programou a utilização das máquinas para abertura e manutenção dos tanques. “Esse projeto está agregando valor a nossa propriedade. Hoje em dia, um produtor não consegue trabalhar apenas com hortifrutigranjeiros, é preciso diversificar a produção”, conta a agricultora Alessandra Malinski.
A totalidade das propriedades receberam a visita dos técnicos da Emater/RS para avaliação da situação dos tanques e condições para o recebimento dos alevinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário