terça-feira, 30 de março de 2010

Despesca na zona sul de Porto Alegre

A retirada dos peixes dos açudes, a chamada despesca, acontece no período que antecede a Páscoa. Este ano a abertura oficial dessa atividade aconteceu no dia 25 de março no açude do produtor Normélio Bertaco. Estiveram presentes no evento, autoridades públicas,como o secretário da Smic, Idenir Cecchim, a imprensa e os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS - Ascar, que vêm acompanhando todas as fases do Projeto de Piscicultura, desde a sua implantação em 2006.

Tradição familiar - O Sr. Normélio, que é um antigo produtor da região, trabalha em regime de agricultura familiar, com o auxílio dos filhos Osmar e Clébio Bertaco na propriedade de 6,5 hectares, localizado no bairro Campo Novo. As três famílias realizam o cultivo de pêssego, numa área de 2 ha e mantêm uma criação de suínos de aproximadamente 300 animais. A renda é complementada com plantio de aipim, produção de mel, uma pequena criação de gado de corte e, há poucos anos, incluíram a criação de peixes na atividade econômica do sítio.

Através do Projeto de Piscicultura, foi implantado mais um tanque de piscicultura, com 750 m². Somado a um tanque antigo, a propriedade possui cerca de 3.000 m² de espelho d’água, de onde são retirados em torno de duas toneladas de pescado, comercializado durante a Semana Santa, na Feira do Peixe da Restinga.

“Para nós esse projeto é muito bom, pois é uma renda a mais que está garantida no começo do ano,”, avalia Clébio Bertaco.

Como é feita a despesca - Uma rede é colocada na extensão do tanque e é puxada pelos pescadores com cuidado para não machucar os peixes, pois eles precisam permanecer vivos e em boas condições até a hora da venda.






Nenhum comentário:

Postar um comentário