quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conferência aprova estratégias para atender o mercado da alimentação escolar

A Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento tratou este ano sobre o tema “Alimentação escolar e produção local”, onde foram traçadas e aprovadas diretrizes para organizar o abastecimento da merenda escolar de Porto Alegre, com alimentos provenientes da produção local.

As decisões foram discutidas em grupos pelos participantes do evento – produtores rurais, pescadores, quilombolas, indígenas, técnicos da UFRGS, produtores da agricultura urbana e representantes das secretarias do município envolvidas – que se reuniram nos dias 26 e 27 de outubro no CAD, Centro Agrícola Demonstrativo. A VI Conferência foi uma realização do Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Emater e SMIC.


Potencialidades - Como representante do Conselho, o diretor da SMIC, Antônio Bertaco, explanou sobre a produção local, mostrando que a capital ocupa o segundo lugar, entre os municípios da Região Metropolitana, em comercialização na CEASA de folhosas e frutas principalmente.


De acordo com extensionista rural da Emater, Luís Vieira Ramos, um levantamento recente indica que a comunidade escolar envolve cerca de 94 escolas municipais e mais de 60 mil alunos, além das 244 escolas estaduais de ensino fundamental. “Estamos tentando organizar os produtores para participar do fornecimento de alimentos para boa parte das escolas”, afirmou Luís.


Lei - Um momento oportuno para os produtores que têm o suporte da lei federal nº 11.974, a qual exige de cada município a compra de no mínimo 30% da produção da agricultura familiar. A lei, aprovada em junho de 2009, apóia e garante que a aquisição de gêneros alimentícios diversificados sejam produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar, priorizando comunidades tradicionais.


Encontro dos produtores – O próximo passo será um encontro com todos os produtores interessados em fornecerem alimentos para as escolas. A reunião será no clube Lageado, no dia 9 de novembro, à 19h. O abastecimento das escolas já inicia no ano letivo de 2010.


Eleição do Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento

Durante a Conferência, também houve a eleição das nove entidades da sociedade civil organizada que farão parte do Conselho na próxima gestão. Foram eleitas as entidades – Associação Porto Alegre Rural, Sindicato Rural de Porto Alegre, APPESUL, Fórum Fome Zero, Associação dos Suinocultores, os guaranis - FAGNHY, Acredite, Arco Íris e Quilombolas dos Alpes. Também fazem parte, as secretarias – SMED, SMAM, SMIC, SMS, DMLU, EMATER e UFRGS.

A posse será no dia 10 de novembro, às 14h30 no CAD.


Participação da Associação Porto Alegre Rural

A representante dos Caminhos Rurais de Porto Alegre, a produtora Bernadete Albereci, juntamente com Silvana Bohrer, coordenou os grupos de discussão Resgate da Cultura rural e Turismo Rural e Agorecologia, uso da água e resíduos na Produção, no qual foram discutidas e apontadas propostas de como os produtores, pescadores e piscicultores de Porto Alegre podem garantir a qualidade final da sua produção para atender o mercado da alimentação escolar e como resgatar a cultura rural no município e incentivar a preservação e o turismo rural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário