segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Condução de grupos no meio rural

O último dia do Curso de Roteiros e Condução de Trilhas nos Caminhos Rurais de Porto Alegre que foi realizado pela Coodestur – Cooperativa de Formação e Desenvolvimento do Produto Turístico - aconteceu no dias 26 de outubro e foi ministrado pela geógrafa Aline Moraes.

O objetivo do curso é dar orientações aos empreendedores sobre a importância de trabalhar atividades lúdicas no receptivo de condução de grupos, a maneira adequada de condução e apresentação das propriedades rurais, além de destacar o papel e a importância do monitor, ensinando que tal prática deve seguir quatro etapas - planejamento, recepção, condução e encerramento.

Aline mostrou vários exemplos de atividades, espaços, estruturas e sinalização de trilhas que podem ser acrescentadas nas propriedades rurais, para qualificá-las ainda mais. Explanou também sobre as formas de apresentação no receptivo dos grupos e dicas de como lidar com os imprevistos e soluções de problemas.

Na aula prática, o empreendedor Luís Carlos Bohel, da Graja Lia, conduziu os participantes para um belo passeio na Trilha do Açude da propriedade. Uma trilha que contorna o antigo açude de 2 ha, em meio à mata nativa, descobertas e muitas histórias.

Esse módulo faz parte do Projeto de Apoio a Iniciativas de Turismo de Base Comunitária – Caminhos Rurais de Porto Alegre, aprovado pelo Ministério do TurismoSlide 16. O segundo módulo , Turismo Comunitário e Desenvolvimento Sustentável, prossegue nos dias 8 e 9 de novembro.




.



.


.



.


.


.


.


.


.


Texto e fotografias de Simone Moro - simoneprisma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário