quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Inicia a colheita da uva e da ameixa em Porto Alegre

A abertura oficial da colheita da uva e da ameixa na capital aconteceu no dia 5 de janeiro na propriedade de Luiz Carlos Bettio que possui 10 hectares de cultivo de hortigranjeiros, além de frutas como o melão, morango e uva.

A solenidade contou com a presença do prefeito em exercício, Nelcir Tessaro, o presidente do Sindicato Rural, Cleber Vieira, o secretário da Indústria e Comércio, Idenir Cechim, o gerente adjunto regional da Emater/RS-Ascar, Roberto Schenkel e demais autoridades.

O prefeito em exercício, Nelcir Tessaro, destacou a importância da cidade como produtora de alimentos. “Os caminhos rurais de Porto Alegre é turismo e produção.”

Este ano o evento destacou a tradicional família de produtores da capital. São três gerações dedicadas à agricultura, que começou com o avô, depois prosseguiu com o pai Vitório Bettio, (com seus 92 anos), e continua hoje com o filho Luiz.

Nesta safra destaca-se o cultivo de 5 ha de melão na propriedade de Luiz, com expectativa de produção de 200 toneladas. No seu parreiral com 500 pés de uva francesa rosada, o produtor espera colher cerca de 15 mil quilos.

Em Porto Alegre, 25 agricultores também se dedicam à produção de ameixas numa área total de 25 hectares, além de uvas de mesa em 15 hectares e 5 hectares de uva para produção de vinho.

Festa - A 20ª Festa da Uva e da Ameixa acontece em novo local, no Centro de Eventos da Vila Nova (Avenida João Salomoni, 2637), nos dias 9, 10, 16 e 17 de janeiro, das 9h às 20h.

“ A riqueza desta festa é ver a tradição do produtor rural ser mantida. Isso dá orgulho para nossa cidade”, salientou Idenir Cechim.

Reportagem e fotografias de Simone Moro


Nenhum comentário:

Postar um comentário