segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Festa da Uva e da Ameixa acontece em janeiro

Desde sábado, 9, o público já pode visitar a 20ª Festa da Uva e da Ameixa de Porto Alegre. O evento prossegue nos dias 16 e 17, das 9h às 20h, no Centro de Eventos Vila Nova (avenida João Salomoni, 2637). Além da festa, também é possível adquirir produtos em bancas no Largo Glênio Peres.

Durante a festa pode-se vislumbrar o potencial das agroindústrias vinícolas e da produção local. Além de uva e ameixa, são comercializadas frutas como morango, figo e, nesta safra, melão. O evento é promovido pela Smic, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário e do Centro Agrícola Demonstrativo, em parceria com Sindicato Rural de Porto Alegre, Emater e entidades comunitárias.

Produção - Atualmente são cultivados na Capital 20 hectares de uva, sendo cinco de mesa e 15 para a fabricação de vinho, além de 25 hectares de ameixa. Entre as variedades de uva estão a niágara branca e rosa, francesa preta, isabel, seibel, bordô e moscato. Parte da produção é destinada à fabricação de vinho e o restante não comercializado é transformado em geléias e sucos vendidos em feiras ou diretamente nas propriedades.

Um comentário:

  1. Carlos Eduardo Lummertz2 de dezembro de 2010 às 12:39

    eu e mminha esposa estivemos na festa do pesego e gostamos muito. o show do cantor cristiano foi muito divertido e aniimado, seria muito bom se ele esteja tambem na feira da uva e ameixa. fica dada a sugstão.

    ResponderExcluir