domingo, 8 de novembro de 2009

Técnicos do Amazonas conhecem os Caminhos Rurais

Conhecer modelos de agricultura familiar voltado para o turismo rural no Rio Grande do Sul. Este foi o objetivo principal que trouxe do Amazonas um grupo de técnicos agrícolas e agrônomos do IDAM – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas e representantes do Amazonastur – Empresa Estadual e Turismo a conhecerem os Caminhos Rurais de Porto Alegre. A visita técnica na capital foi organizada e acompanhada pelos extensionistas da Emater Luís Ramos, Warna Fruhauf e Flávio Calcanhoto.

Missão - “Estamos aqui numa missão oficial do estado do Amazonas através do projeto nacional chamado TRAF - Turismo Rural na Agricultura Familiar”, explicou o coordenador da missão, o diretor de turismo da Amazonastur, Jordan Fonseca Gouveia. O TRAF, que é uma rede nacional, trabalha para que o rural brasileiro, de uma forma geral, possa proporcionar uma renda a mais para o agricultor familiar. A rede tem como parceiros o IDAM, e a ADS – Agência de Desenvolvimento Sustentável que comercializa os produtos da agricultura familiar.


Assim os multiplicadores de sete municípios do Amazonas vieram conhecer e sentir de perto a dinâmica da agricultura familiar com visitações no local, como forma de agregar valor à renda do agricultor, respeitando as características locais.


Projeto piloto - O município do Rio Preto da Eva, a 80 km de Manaus, é pioneiro no turismo rural, onde está sendo desenvolvido um projeto piloto. De acordo com o técnico agropecuário, Jamilton, o município é o maior produtor de laranja, com 1.400 ha de plantio, além de banana e piscicultura em cativeiro, e possui uma forte vocação para o turismo rural. “Está sendo uma experiência fantástica esta viagem. Achei interessante a grande diversificação de alimentos que encontramos aqui”.


Roteiro - O grupo aproveitou para conhecer a Feira Agroecológica da José Bonifácio, participou da abertura da Festa do Pêssego, visitaram a Chácara Malinski, onde se encantaram com a aula sobre os alimentos e a produção familiar, experimentaram um almoço rural na Granja Lia, aproveitando para realizar uma rodada de conversas e trocas de informações. O roteiro terminou com a visitação no sítio Cycas e Palmeiras.


“Vimos que o Caminhos Rurais é uma referência no turismo rural. Este projeto é uma grande oportunidade para geração de renda para os produtores”, avaliaram.


Fotos e reportagem de Simone Moro - simoneprisma@gmail.com

(Quem tiver mais fotos da visita, pode enviar para o e-mail acima para adicionarmos na reportagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário