quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inicia a colheita do pêssego em Porto Alegre

A abertura oficial da colheita do pêssego na capital aconteceu no dia 4, na propriedade do produtor Renato Titão Lago, no bairro Lageado, com a colheita simbólica do prefeito José Fogaça e autoridades. O evento, que antecede a 25ª Festa do Pêsssego, mostra previamente como será a qualidade, a produção e a comercialização das frutas nesta safra. A expectativa dos produtores é de que a safra atinja cerca de 1,5 mil toneladas em 2009 e estimam vender cerca de 200 toneladas da frutas durante a Festa do Pêssego.



Lago - De acordo com o extensionista rural da Emater, Luís Vieira Ramos, a propriedade da família Lago foi escolhida este ano para sediar a abertura da colheita por ser uma família de produtores tradicionais da região na produção e comercialização, há mais de 70 anos, de frutas diversificadas como, goiaba, pêra, figo, nêspera, noz macadâmia, pitaia, atemóia, pêssego, laranjas, entre outras, além dos hortigranjeiros. “É muito bom para nós, pois incentiva o produtor da zona sul”, disse Renato Lago que segue a profissão do pai desde criança.


Incentivo - Em seu pronunciamento, Fogaça destacou ações de fomento ao setor, como a distribuição de mudas aos produtores, o apoio técnico com a parceria da Emater/RS e a criação de meios de comercialização das frutas. “Mais que uma economia, é um modo de vida. Porto Alegre é pioneira, aqui a fruticultura tem raízes históricas, é uma cultura de anos e o dever da prefeitura é preservar, estimular e qualificar esse setor ao máximo”, disse o prefeito.


O evento também contou com a presença do secretário da Smic, Idenir Cecchin, o Presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, vereadores, o presidente da Emater, Mário Augusto Ribas, vice-presidente da Farsul, empreendedores da Associação Porto Alegre Rural, produtores e a comunidade


25ª Festa do Pêssego

Abertura: dia 7, sábado e segue nos dias 8, 14 e 15, 21 e 22.

Local: Centro de Eventos Rurais da Vila Nova (João Salomoni, 2.637).



.


.
Fotos e reportagem de Simone Moro - simoneprisma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário