quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

I Encontro das Mulheres Rurais de Porto Alegre

Diversidade, vida com qualidade, integração e organização

Agricultoras, indígenas, pescadoras e quilombolas estiveram reunidas num grande encontro realizado na sede da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, no dia 2 de dezembro. O evento foi realizado pela Emater/RS - Ascar, com o patrocínio da CEEE e apoio da SMIC/DFA - Divisão de Fomento Agropecuário, CAD - Centro Agrícola Demonstrativo, MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Colônia de Pescadores Z-5.

“Estou feliz por termos conseguido reunir a diversidade das mulheres rurais de Porto Alegre para um encontro de integração e trocas de experiência”, afirmou a extensionista da Emater, Warna Fruhauf.


As atividades iniciaram com um passeio de barco pelas ilhas do Delta do Jacuí, com o objetivo de conhecer a realidade da mulher pescadora. Para a felicidade da maioria das mulheres que, pela primeira vez, tiveram essa oportunidade. Durante o dia também aconteceram apresentações culturais, exposição de artesanatos, debates, palestras e muitas informações.


Entre os palestrantes estava o filósofo, teólogo e psicólogo, Jorge Trevisol, com o tema Vida: aventura a ser vivida por todos, que emocionou e encantou a todos pela visão esclarecedora com que falou sobre detalhes da vida cotidiana, a forma com que as pessoas se relacionam com os outros e consigo mesmas, tocando nos sentimentos mais profundos de cada um.

Nos trabalhos em grupos foram discutidas ações necessárias para as mulheres rurais se organizarem melhor. Entre as diretrizes, foram destacados os cursos de capacitação e geração de renda e a busca de parcerias na área da saúde da mulher. Já que todas gostaram muito do encontro, uma nova edição deverá ser realizada no próximo ano.

.

.


Aguarde mais fotos do encontro a serem divulgadas

Reportagem e fotos de Simone Moro

simoneprisma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário