terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Produtores aprendem técnicas para processar frutas

Doces em calda, geléias, doces cristalizados, doce de casca de melancia, de mamão verde, de abóbora com manjericão, bala de batata doce, bala de casca de banana, sucos, entre tantos outros doces, foram elaboradas no Curso de Processamento de Frutas e Hortaliças do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, por produtores de Porto Alegre em três dias intensos de muita prática e aprendizado de técnicas.

O curso, organizado pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de novembro no sítio dos produtores Gilberto e Ivone Silveira, em Belém Velho.

A instrutora do Senar, especialista em tecnologia dos alimentos, Joelma Rodrigues, explica que a ênfase do curso é dar condições para que as pessoas conheçam as técnicas de produção e conservação dos alimentos. “A partir da técnica, eles têm condições de fazer qualquer receita de doce”.

Os participantes levaram frutas e hortaliças de seus pomares e hortas para se aprimorarem na elaboração de doces e agregar valor na sua produção. Isabel Pacheco, que possui propriedade no Lami e faz parte dos Caminhos Rurais, disse que o aprendizado vai incrementar as vendas nas visitações da granja. “Gostei muito, pois se aprende bem a técnica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário