sábado, 5 de março de 2011

Caminhos Rurais Encanta Mulheres do Projeto Social Borboleta

O projeto social Borboleta, desenvolvido pela instituição espiritualista Amurt-Amurtel, em Belém Novo, trouxe cerca de 20 mulheres, juntamente com seus filhos pequenos para conhecerem algumas propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre. Muitas delas nunca haviam feito um passeio de lazer, um dia sem preocupações com o cotidiano e a lida doméstica.

De acordo com a técnica social do projeto, Tatiane Silva, o passeio é uma proposta de integração entre as participantes do Projeto Borboleta, que atende apenas famílias de baixa renda. As participantes aprendem a fazer artesanato com biscuit e também recebem orientações sobre saúde preventiva. “A idéia é proporcionar um dia de lazer, num espaço diferenciado, para sair da rotina”.

O passeio, no dia 03 de março, foi organizado pela empreendedora da Chácara Malinski, Alessandra, no bairro Lageado. “É uma grande satisfação poder colaborar com um projeto social e poder mostrar que existem outras realidades e oportunidades possíveis de melhorar a qualidade de vida”.

O roteiro passou pelas propriedades que também colaboraram, com a insenção de ingressos, recepcionando as convidadas com atenção e carinho. Assim as mulheres conheceram o Santuário Mãe de Deus e a ampla vista da região, a Floricultura Arco Íris, onde cada uma foi presenteada com um vasinho de flor, a Chácara Malinski, onde foi oferecido um almoço vegetariano e atividades de integração, o Sítio Capororoca, com passeio pela produção agroecológica e um lanche e suco de acerola e o Sítio Tio Juca que proporcionou uma agradável conversa sobre sua vida no meio rural.

Ao final do dia, todas estavam encantadas com a vivência no meio rural e pelas informações novas, lugares que não sabiam que existiam, plantas que descobriram que servem como alimento, receitas nutritivas e as histórias de vida que conheceram. Para algumas provenientes do interior, foi como voltar às origens. “Foi o melhor dia da minha vida e que eu nunca vou esquecer”, disse emocionada Liz Helena.

Assessora de Imprensa – Associação Porto Alegre Rural

Simone Moro – simoneprisma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário