
sábado, 5 de março de 2011
Caminhos Rurais selecionado para Talentos do Brasil Rural

Curso de cerca elétrica no Sítio Encantado

Na parte prática do curso, o grupo cercou um potreiro e fez toda a instalação elétrica. Alexandre quis muito aprender esse sistema para cercar a sua estufa de hortaliças e assim evitar que os animais entrem no local. "Estou pensando até em voltar a criar ovelhas, agora é muito mais simples de fazer um piquete".
O pessoal gostou tanto do curso que vai acontecer outros na área da elétrica, no Sítio Encantado:
Instalação de motores elétricos - dia 14 e 16 de março
Eletrificação rural: dia 28 de abril
Endereço: Estrada Otávio Frasca, 1770 casa 5 - Belém Velho
Inscrições no Sindicato Rural de PoA fone-32410631
Caminhos Rurais Encanta Mulheres do Projeto Social Borboleta

De acordo com a técnica social do projeto, Tatiane Silva, o passeio é uma proposta de integração entre as participantes do Projeto Borboleta, que atende apenas famílias de baixa renda. As participantes aprendem a fazer artesanato com biscuit e também recebem orientações sobre saúde preventiva. “A idéia é proporcionar um dia de lazer, num espaço diferenciado, para sair da rotina”.
O passeio, no dia 03 de março, foi organizado pela empreendedora da Chácara Malinski, Alessandra, no bairro Lageado. “É uma grande satisfação poder colaborar com um projeto social e poder mostrar que existem outras realidades e oportunidades possíveis de melhorar a qualidade de vida”.
O roteiro passou pelas propriedades que também colaboraram, com a insenção de ingressos, recepcionando as convidadas com atenção e carinho. Assim as mulheres conheceram o Santuário Mãe de Deus e a ampla vista da região, a Floricultura Arco Íris, onde cada uma foi presenteada com um vasinho de flor, a Chácara Malinski, onde foi oferecido um almoço vegetariano e atividades de integração, o Sítio Capororoca, com passeio pela produção agroecológica e um lanche e suco de acerola e o Sítio Tio Juca que proporcionou uma agradável conversa sobre sua vida no meio rural.
Ao final do dia, todas estavam encantadas com a vivência no meio rural e pelas informações novas, lugares que não sabiam que existiam, plantas que descobriram que servem como alimento, receitas nutritivas e as histórias de vida que conheceram. Para algumas provenientes do interior, foi como voltar às origens. “Foi o melhor dia da minha vida e que eu nunca vou esquecer”, disse emocionada Liz Helena.
Assessora de Imprensa – Associação Porto Alegre Rural
Simone Moro – simoneprisma@gmail.com
Restaurantes conhecem produção de orgânicos para cardápio diferenciado

De acordo com a presidente do conselho de administração, Fernanda Etchepare, a proposta será lançada no Festival Brasil Sabor, no mês de maio. Durante um mês, cada restaurante irá oferecer um prato com ingredientes orgânicos, que estará em destaque através de banner e fotos no estabelecimento, descrevendo quais são e de onde vêm os alimentos usados na elaboração do prato. Além disso, será elaborado um guia com todos os restaurantes participantes e os pratos que oferecem. “A idéia é fazer o encontro do restaurante com o produtor”.
O encontro da Abrasel com os produtores orgânicos da região aconteceu no Sitio Capororoca e Sítio Santantonio que já fornecem alguns itens para restaurantes e bistrôs. Os produtores interessados em participarem do festival, elaboraram uma lista de produtos que podem dispor para os restaurantes durante o evento. A partir dessa lista, os chefs irão criar os pratos. O resultado do projeto será a publicação de um livro “Segredos do Chef”.
postado por simone moro - simoneprisma@gmail.com