segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eleição para o Conselho do Plano Diretor

A partir de hoje, a população de Porto Alegre pode se inscrever para a eleição do Conselho do Plano Diretor da cidade. Os cidadãos poderão escolher representantes ou participar do fórum de discussões, que renovará dois terços de sua composição.

Criado em 1939 para aconselhar o então prefeito Loureiro da Silva, o Conselho do Plano Diretor é um dos mais antigos da Capital. Ao longo de seis décadas passou por diversas mudanças e hoje é composto por 28 membros.São nove representantes da comunidade, nove de entidades não governamentais e outros nove de entidades governamentais (esferas municipal, estadual e federal) - sendo a presidência atribuída ao titular da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), atualmente, Márcio Bins Ely.

Todos os empreendimentos de grande porte passam pela análise do Conselho do Plano Diretor, caso de shoppings, loteamentos e supermercados. Os integrantes debatem e votam a autorização para projetos, mudanças na lei do Plano Diretor e também propõem compensações à cidade. Estiveram na sua pauta, por exemplo, a revitalização do Cais do Porto e o projeto Pontal do Estaleiro.

Os novos representantes irão atuar, como conselheiros, suplentes ou delegados, nos oito Fóruns Regionais de Gestão do Planejamento. A eleição foi dividida em duas etapas. Na primeira fase, entre 14 e 25 de setembro, eleitores e candidatos devem se credenciar nos postos localizados nas oito Regiões de Gestão do Planejamento (quadro ao lado).Os cidadãos com mais de 16 anos que comprovarem residência em Porto Alegre podem fazer o credenciamento para votar. Para se candidatar, é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Além disso, o postulante ao cargo tem que morar na região que deseja representar - deve portar comprovante de residência.Também é necessário comprovar que não exercem cargo em comissão na prefeitura, cargo eletivo municipal ou de representação em outro conselho municipal.

Na segunda etapa, que acontece de 14 a 23 de outubro, as pessoas cadastradas na votação irão escolher os representantes.

• Como participar

14 e 15 setembro
Região 05 (Glória/Cruzeiro/Cristal)Centro Administrativo Regional (CAR) Glória (avenida Moab Caldas, 125 - Santa Tereza) e Clube de Mães do Cristal (rua Curupaiti, 915 – Cristal)das 10h às 20h
Região 07 (Lomba do Pinheiro/Partenon)CAR Partenon/Lomba do Pinheiro (av. Bento Gonçalves, 6670) e Posto Avançado Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5450)das 10h às 20h

16 e 17 de setembro
Região 01 (Centro)Mercado Público (quadrante III do andar térreo) e Secretaria do Planejamento Municipal (av. Borges de Medeiros, 2244 - Térreo/Fundos)das 9h às 19hRegião 04 (Leste e Nordeste)CAR Leste (rua São Felipe, 144 – Fundos Bom Jesus) e Posto Avançado Nordeste (estrada Martim Felix Berta, ao lado do nº 2355, Parque Chico Mendes)das 10h às 20h

21 e 22 setembro
Região 06 (Centro Sul e Sul)CAR Sul/Centro Sul (av. Cavalhada, 2886) e Paróquia da Igreja Nossa Senhora das Graças (av. Wenceslau Escobar, 2380)das 10h às 20h
Região 08 (Restinga e Extremo Sul)CAR Restinga (rua Antônio Rocha Meireles Leite, 50) e Posto Avançado Extremo Sul (av. Juca Batista, 10400, Belém Novo - capatazia do DMLU)das 10h às 20h

23 e 24 setembro
Região 02 (Humaitá/Navegantes/Ilhas e Noroeste)CAR Noroeste (avenida Cairú, 721, Navegantes), e CAR Arquipélago (rua Capitão Coelho, s/nº, praça Salomão Pires de Abraão- Ilha da Pintada)das 10h às 20h
Região 03 (Norte e Eixo Baltazar)Centro Vida (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132) e no CAR Norte/Eixo Baltazar (av. Bernardino Silveira Amorim,1358)das 10h às 20h
Publicado no JC de 14.11.2009

VAMOS ESCOLHER OS NOSSOS REPRESENTANTES E PARTICIPAR DA ELEIÇÃO.

Um comentário:

  1. eu gostaria de saber se o conselheiro ganha alguma remuneração?

    ResponderExcluir