domingo, 6 de setembro de 2009

Curso de Piscicultura trouxe esclarecimentos essenciais para os produtores


O Curso de Piscicultura, que aconteceu nos dias 03, 04 e 05/set, foi de vital importância para orientar os empreendedores dos Caminhos Rurais sobre o manejo adequado dos peixes e açudes já existentes nas suas propriedades. Além do conteúdo teórico, houve muitas aulas práticas e visitas orientadas nos sítios dos participantes.

Assim, o instrutor do SENAR-RS, Fábio Miguens, mostrou em detalhes como produzir peixes com alta qualidade, aproveitando determinadas áreas da propriedade que não são próprias para a agricultura, mas onde pode se investir na piscicultura, entre as várias dicas e o extenso conhecimento que passou aos produtores. "Quem quiser se dedicar a esta atividade, precisa estar sempre atento para manter equilibrado o ambiente do peixe, sobre como deve ser a alimentação ideal, além de saber escolher a espécie adequada".

O professor Fábio, que vem de uma família de pescadores e com doutorado na área da ictiologia, destacou também que a qualidade da água está diretamente relacionada com a qualidade do peixe.

Avaliação
Os participantes terminaram o curso satisfeitos com o aprendizado adquirido nos três dias de intensa atividades. O presidente da Associação Porto Alegre Rural, Ricardo Fontoura, disse que ficou surpreso "pela simplicidade que o professor conseguiu transmitir esta riqueza de conhecimentos". E as aulas trouxeram bons resultados: Ricardo já está esvaziando o seu açude para começar do zero a sua nova produção de peixes, mas agora da maneira correta.

O produtor Luís Carlos Boehl descobriu que existem muitos detalhes e "é preciso ter cuidados em todo o processo. Não é só colocar peixe na água e dar ração".

O empreendedor, Alexandre Luz disse que também ficou muito satisfeito com o curso. "Eu pensava que entendia de peixe".



Saiba mais:

O curso de Psicultura foi oferecido pelo SENAR-RS, com o apoio e realização do Sindicato Rural de Porto Alegre e Associação PoA Rural.
Para complementar este curso é importante fazer também o Curso de Processamento e Aproveitamento do Peixe - receitas, dicas, conservação, etc.
Para este curso acontecer, é preciso que os interessados se inscrevam e deixem já a sua vaga reservada.











.
.

.

.


.

.

.

.







Fotos e reportagem de Simone Moro
simoneprisma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário