quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Critérios para o serviço de alimentação são definidos na Associação

O grupo da Associação PoA Rural que trabalha com alimentação se reuniu no dia 1º de setembro, no Sítio Recanto das Pedras, para definir critérios de sustentabilidade para os serviços de alimentação oferecidos aos turistas.

Com a orientação da nutricionista Kátia, instrutora da Coodestur e com o acompanhamento da Gabriela, secretaria municipal de Turismo e da Cláudia, veterinária da Smic, os associados, que trabalham com alimentação na rota dos Caminhos Rurais, definiram os principais critérios que deverão ser adotados por todos os integrantes da Associação.

Os novos critérios serão incluídos no regimento interno da Associação que também está sendo elaborado, mas por outra equipe. Esse trabalho, que conta com a coordenação da Coodestur e Associação Porto Alegre Rural, visa a melhorar os serviços oferecidos aos turistas e qualificar ainda mais o atendimento e as propriedades que já estão se adequando aos critérios de sustentablidade ambiental.

Veja alguns critérios encaminhados:
- comprometimento
- atitudes e participação
- segurança alimentar - implantação de um selo municipal
- substuituição de utensílios descartáveis, por não-descartáveis.
- separação de lixo
- esgoto ecológico
- produtos de limpeza ecológicos (caseiros)
- redução e reaproveitamento de água e de energia.
- estudo de capacidade de carga para cada propriedade
- uniforme e aparência
- cardápios locais e regionais sem produtos industrializados

Todos os critérios estão devidamente detalhados e amarrados com exemplos específicos para cada caso. Informações sobre o processo, com Bernadete, Silvana ou Jorge.

Texto: Simone Moro - simoneprisma@gmail.com

Um comentário:

  1. Oi Simone, foi muito interessante esta oficina, pois ficou bem entendido e claro, que o turismo rural deve ser visto como uma forma dos produtores melhorarem sua renda familiar,mas de maneira corréta.Parabéns a todos, joao do mato.

    ResponderExcluir