quinta-feira, 16 de julho de 2009

Caminhos Rurais conclui programa de qualificação


Empreendedores da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre participaram hoje, 14, do encerramento da série de 14 cursos do Programa de Qualificação em Turismo Rural oferecidos gratuitamente pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e o Sindicato Rural de Porto Alegre. No encontro, realizado nas dependências da Cambará Eventos, uma das propriedades da rota turística, foi feita a consolidação dos cursos e apresentadas as avaliações dos empreendedores sobre os resultados da capacitação desenvolvida de outubro de 2005 a agosto de 2008, totalizando 304 horas/aula e cerca de 200 participações.
Sensibilização para o turismo, identificação e seleção de oportunidades de negócio, planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais, organização de roteiro, trilhas e caminhadas ecológicas, acolhimento de visitantes, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato foram alguns dos temas dos cursos oferecidos. Na avaliação dos participantes, a qualificação promoveu uma nova visão sobre turismo rural, permitiu introduzir melhorias na estrutura receptiva das propriedades, na profissionalização da gestão dos negócios, na adoção de novas técnicas de produção e no ingresso da família na atividade turística de propriedades, com repercussão na geração de mais renda.
Para Ricardo Fontoura, presidente da Associação Porto Alegre Rural, que congrega os empreendedores da rota Caminhos Rurais de Porto Alegre, os três anos de qualificação resultaram também numa maior sintonia e integração. “Essa aproximação só fortalece o produto turístico da Zona Sul, o que é de interesse de todos os empreendedores”, afirmou. O secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou as parcerias que viabilizaram o programa de qualificação lembrando que o turismo é um processo contínuo. “Esta capacitação promoveu um grande avanço e são perceptíveis as melhorias em vários empreendimentos”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário